Empresa amiga dos beija flores
Google Plus YoutubeTwitterFacebook

Sobre garrafinhas, flores e beija-flores

Toda pessoa que já passou alguns instantes observando os beija-flores bem de pertinho sabe as vantagens de ter uma garrafa com água e açúcar na janela: geralmente várias aves vêm em busca da doce recompensa, elas chegam perto e voltam com frequência, às vezes até pousam e parecem “mansinhas”. Enfim, ter uma garrafa na janela ou varanda permite que a pessoa tenha uma visão privilegiada de todas as “gracinhas” dos beija-flores e de outras aves. Entretanto, antes de colocar água com açúcar na varanda, é preciso pensar sobre as vantagens e desvantagens da presença desse néctar artificial.

Vamos começar com a principal vantagem do ponto de vista dos beija-flores: desde que a garrafa esteja sempre limpa, que o açúcar não fermente e que a concentração de açúcar na água seja entre 20% e 30%, os beija-flores terão uma fonte inesgotável de néctar. Parece bom, não? Mas, por outro lado, o açúcar branco refinado que nós geralmente usamos passa por vários processos químicos, o que talvez o torne prejudicial para os beija-flores. Esta é uma discussão extensa, mas se muita gente prefere usar açúcar mascavo ou açúcar orgânico por serem mais saudáveis, não seria também mais saudável que os beija-flores continuassem bebendo o néctar das flores?

Além disso, nós alteramos o comportamento dos beija-flores quando oferecemos tanto alimento de forma concentrada. Geralmente eles têm que procurar flores, escolher o melhor caminho entre elas, muitas vezes até defendem as flores de outros indivíduos. Tudo isso muda quando colocamos uma garrafinha: o alimento está sempre no mesmo lugar e é “inesgotável”. Os beija-flores passam a ir sempre ao mesmo local, a visitar menos flores e a interagir com mais indivíduos, ou seja, o comportamento deles muda completamente.

A mudança no comportamento dos beija-flores tem influência direta na reprodução das plantas. Isso ocorre porque muitas delas precisam que os beija-flores levem seus grãos de pólen (gametas masculinos) até os óvulos de outras flores (gametas femininos) para que as sementes sejam produzidas. Portanto, cada beija-flor que fica o dia inteiro ao redor de uma garrafinha, deixa de ajudar na reprodução de uma ou mais plantas. Agora que você conhece melhor a relação entre néctar artificial, flores e beija-flores, que tal plantar algumas bromélias, sálvias ou bananeiras de jardim na sua casa ao invés de colocar garrafinhas?

Para saber mais sobre o efeito das garrafinhas na reprodução das plantas:
Revista de Biologia Tropical

Autora: Lorena Fonseca

Empresa

Política de privacidade | © 2015 Brasil Business Tutors - BRBT | Todos os direitos reservados