Empresa amiga dos beija flores
Google Plus YoutubeTwitterFacebook

Pequenos Notáveis

Quando foi a última vez você viu um beija-flor? E quantos beija-flores diferentes você já viu? Se você acha que os beija-flores são todos iguais, esta muito enganado! Nesta página vamos descobrir como os beija-flores são aves incriveis, belase muito importantes para a manutenção das florestas.Também saberemos quais pesquisas têm sido realizadas por universidades e centros de pesquisas sobre estes animais!

Vamos começar pelo número de especies: são 85 só no Brasil! Todos os beija-flores são pequenos, possuem bico comprido (excelente para beber o nectar!) e conseguem adejar, isto é, voar sem sair do lugar como um helicóptero. Todos bebem o néctar produzido pelas dflores e comem pequenos mosquitos, moscas e aranhas. Entretanto, cada espécie tem o seu padrão de coloracão das penas e do bico, que pode ser diferente entre machos e fêmeas. Em geral, nós prestamos mais atenção nos beija-flores que têm penas iridescentes, que brilham de forma diferente de acordo com a incidência da luz e parecem mudar de cor constantemente. Mas existem muitas especies de beija-flores que têm penas piridescentes, que brilham de forma diferente de acordo com a incidência da luz e parecem mudar de cor constantemente. Mas existem muitas espécies de beija-flores que têm penas pardas e que costumam passar desapercebidas por nós. E não e so a colaboração que muda entre as especies! O tamanho, o peso, o formato do bico e até mesmo o comportamento diferem entre os beija-flores.

Em algumas espécies, os indivíduos tendem a defender um território. Eles fazem isso vocalizando e até mesmo brigando com outros beija-flores, até expulsá-los. Muitas vezes os machos expulsam até as fêmeas! Tudo isso para conseguirem beber com exclusividade o néctar das “suas” flores, que em geral estão próximas umas das outras, o que torna viável a defesa do território. Outros beija-flores preferem percorrer uma rota várias vezes por dia, alimentando-se de néctar de flores que estão mais distantes umas das outras. Dessa forma, eles não gastam energia brigando, mas em compensação voam maiores distâncias.

Agora você já sabe que há muitas espécies de beija-flores, pode ver e ouvir algumas destas pequeninas aves no wikiaves, um site muito bacana para todos os que gostam de aves. Até mais!

Autora: Lorena Fonseca

Empresa

Política de privacidade | © 2015 Brasil Business Tutors - BRBT | Todos os direitos reservados